quinta-feira, 24 de novembro de 2016

PURA SEDUÇÃO

      Consta no dicionário que a palavra sedução, entre outros significados, exprime a ideia de feitiço, fascínio, atração. Quem seduz contém um conjunto de qualidades que faz gerar no outro certo magnetismo, persuasão, capacidade de atrair o ser que lhe desperta algum tipo de interesse. E há diversas ferramentas para ter sucesso nesse intento, sejam rendas vermelhas, sabores, aromas ou sons, como flechas dirigidas ao objetivo maior. 
      Mas não há maior instrumento de sedução e encanto do que a palavra, falada ou escrita. A bem falada e a bem escrita. Não se consegue arrebatar corações por meio de quaisquer amontoados de frases, nem se conquista simpatias proferindo discursos ao vento. O verbo há de ser responsável, inteligente, sutil. Deve cumprir a função da conquista sincera, semente do bem, para só assim gerar frutos saudáveis. Do mesmo modo, tem que respeitar as regras de ortografia, gramática, acentuação e pontuação para garantir a elegância na comunicação. A palavra é a mais eficaz poção mágica. Não importa o seu estilo, bastando que seja delicada, ainda que direta e firme. É poderosa, porque constrói e destrói. Não pode ser inconsequente. Impérios já foram erguidos ou derrubados e religiões nasceram com a palavra. É com ela que o sábio espalha a verdade. A Índia se tornou independente mediante a palavra. A história é registrada por meio da palavra. Ama-se ou se odeia por causa da palavra.
      Como energia viva, a palavra se revela como o maior poder de todos e há de ser usada com cuidado, beleza e boa intenção, do contrário, perde-se em sua maior finalidade.