domingo, 29 de outubro de 2023

  SIMPLESMENTE EXISTIR

        Fala-se tanto em viver intensamente, experimentar a vida em todos os seus matizes, conhecer de tudo, agitar dias e noites, pular de alturas absurdas e mergulhar em profundidades insondáveis, real ou simbolicamente falando. A adrenalina tornou-se quase obrigatória para poder se dizer que uma vida é plena e com significado, como se tudo só ganhasse graça com a ebulição do sangue em nossas veias. Mas, às vezes, o "simplesmente existir", mesmo que por breves instantes, não é algo a ser subestimado.

        Valorizar o ato de "simplesmente existir", redefinindo-o sem associá-lo a ideias de estagnação, melancolia, vida vegetativa ou depressão, pode ser uma maneira de se perceber verdadeiramente vivo. Ficar um tempo parado, apenas existindo, não é virar planta, mas sim possibilitar maior conscientização do funcionamento dos órgãos do corpo, prestar atenção aos nossos sentidos e suas operações sofisticadas de captação do mundo.

        Por conseguinte, sentir-se vivo pode estar mais próximo da passividade do que se imagina. A experimentação de uma rajada de vento no rosto, sem a preocupação de por o cabelo de volta no lugar, ou a absorção de algum som da natureza é capaz de ser a plenitude de uma vivência, um reforço à percepção de que fazemos parte de um todo circundante. 

        Focar na riqueza dos aromas ao nosso redor também é uma forma de viver intensamente, ou alguém duvida de que há vida pura no cheiro da chuva, do café recém passado, da água do mar, da pipoca estourada há pouco, do perfume da mão de quem se ama? Numa dessas, a busca incessante por um viver repleto de estrepolias arriscadas seja o que, justamente, encubra uma existência mais feliz.

        Pode ser que o "simplesmente existir", mesmo que por poucos momentos do dia, fingir-se de arbusto de vez em quando, ficar parado sentindo o mundo se movimentar à volta de si sem que se precise fazer nada, possa ser a experiência da paz por excelência e até o agradecimento dos neurônios cerebrais, tão requisitados o tempo todo, mas, principalmente, uma trégua das exigências e conflitos que alimentamos sem necessidade.

        Ficar um tempo easy like sunday morning é necessário, essencial, é o antídoto certo contra o modo frenético de viver, porque ficar só na busca de aventuras chega uma hora que cansa e as coisas precisam ir num crescente cada vez maior para dar sentido ao jogo da vida.

        Cheguei num ponto em que minha grande estratégia para viver intensamente está diretamente relacionada a um modo de vida silencioso, pacato e meditativo.