quarta-feira, 28 de agosto de 2024

 VOCÊ É COMO UMA ÁRVORE 

                Para começar, imagine você no começo da sua vida como a semente de uma árvore sendo colocada na terra para germinar, crescer e se transformar em um lindo representante do reino vegetal. Neste início você será sutil, leve e frágil, mas carregado do maravilhoso potencial de, simplesmente, ser e se transformar. Você será regado, alimentado e, da mesma forma que as plantas, poderá desenvolver alguns espinhos para a sua defesa e até uma casca dura contra socos e pontapés. Você florescerá e frutificará. 

                Como a semente, você é lotado de informações genéticas, bem como um portador da incrível capacidade de viver e estar no mundo. Você crescerá entre os seus, fará parte de uma comunidade, da mesma forma que a árvore é parte da floresta. Ao longo do seu crescimento, ela será recoberta com várias camadas para adaptação ao seu meio, assim como você. No seu caso, todavia, estas camadas serão as crenças e histórias familiares que te passarão.

                Você e a árvore enrijecerão suas estruturas para se manterem firmes, ao mesmo tempo em que oferecerão sua delicadeza ao universo. E como para a árvore, também chegará para você o momento de realizar algumas podas para um renascimento parcial, instante em que, tal qual a seiva escorrendo após o movimento do facão, dos seus olhos escorrerão lágrimas diante dos cortes que a vida lhe fará sofrer, ou os cortes que você mesmo decidirá como necessários.

                Este é o tempo em que mais luz chegará até você, e então sentirá que muitas vezes é preciso se desapegar dos galhos e folhas que já não lhe servem mais, assim como o são as velhas idealizações e medos que nos mantêm na escuridão. Você precisará descascar um pouco o seu tronco rijo para que ele, ao invés de te proteger, não acabe te impedindo de crescer mais. Feito tudo isso, você gostará de olhar para cima e ver o céu ilimitado. Estará aberto para o novo em sua vida. Você conseguirá viver melhor com menos folhas, galhos e pedaços de tronco seco, ficará ficará mais oxigenado.

               Tal qual a árvore, você passará por inúmeros ciclos e dependerá sempre da natureza para viver e, mesmo que não saiba, você representará proteção para os muitos que te procurarão para um descanso encostado em você. Você se sentirá importante para outros seres e saberá oferecer os seus doces frutos, que serão suas lições às outras pessoas. Você será capaz de reconhecer as suas qualidades, assim como as árvores mostram a beleza das suas flores.

                Na sua maturidade, você conseguirá reconhecer que a união dos princípios masculino e feminino é que deram viabilidade à sua existência, assim como a terra e a água juntas deram a oportunidade de vida para a árvore. Você será capaz de sentir gratidão por isso.

                É neste momento que você será visitado por um desejo especial que brotará do seu próprio coração e então você se verá empenhado na tarefa de resgatar aquela sua essência primeira, o seu potencial criativo, a sua própria unidade e irá se perguntar... quem sou eu nesta selva? Porque todos os seres têm uma essência e você não é diferente. Você se conectará com o seu próprio interior e descobrirá que a maneira como você se identificou até hoje não é outra coisa senão as palavras e os discursos que os outros, antes de você, lhe vestiram como roupas. Você entenderá que a macieira é um ser em essência, independente do nome que alguém lhe dera e irá querer sentir a vida como ela. 

                Você, assim, entenderá que aquelas camadas que lhe deram consistência subjetiva até hoje, forram necessárias somente até certo momento em sua vida, pois se tornarão absolutamente dispensáveis a partir de quando essa reforma em você tiver se iniciado. É nesta fase que você perceberá o quanto esteve sempre preso às suas origens e sentirá que as suas raízes, que um dia foram tão importantes para que você pudesse se desenvolver, é justamente o que te paralisa perante o futuro e te impede de estar em outros lugares.

                Você irá perceber que, como a árvore, sofrerá com algumas pragas que tentarão sugar sua energia e também será vítima de alguns que aparecerão para te derrubar. Mas você estará mais do que vivo sempre que souber que sua essência interior está preservada e que ninguém poderá tirá-la de você. Você, em essência, poderá viver para sempre neste mundo.

                Assim, procure sua semente dentro de você, vá deixando que algumas folhas velhas caiam para que a luz lhe chegue de forma mais abundante. Faça algumas podas em seus galhos para ficar mais renovado. Não deixe que pedaços do seu natural tronco duro te sufoquem e te enrijeçam. Seja grato ao seu pai e à sua mãe que, como a terra e a água, permitiram que você viesse a este mundo.

                Ofereça a sua estrutura frondosa como quem oferece um colo para aquele que te procura para um descanso na alma, como o andarilho que se encosta na árvore para um momento de sombra num dia de sol escaldante. Quanto àquelas camadas que o envolveram a vida toda e que te permitiram chegar até aqui, reconheça a sua importância, mas saiba que elas podem ser modificadas, assim como nossas crenças. Talvez esta seja a única diferença entre você e a árvore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário